Nota de falecimento

Caros,

Infelizmente muitos colegas que ajudaram a fundar a ASPHAN têm nos deixado nos últimos anos. Por não sermos avisados em tempo hábil, temos evitado noticiar, na maioria dos casos, esses falecimentos. No site do Iphan, de maior alcance, tais perdas têm sido devidamente registradas. 

Contudo, em casos como do falecimento (19/10/2019) do querido colega Eduardo Simas, não seria possível deixar de manifestar em nosso site esta enorme perda. Não porque Eduardo tenha sido Superintendente da Bahia e respeitado arquiteto do Iphan. Sobretudo, pelo verdadeiro espírito de coleguismo que ele encarnou e por sua incondicional devoção ao Iphan e à sua amada Bahia. 

Difícil distinguir a Superintendência da Bahia da figura de Eduardo, eu nunca consegui. Sem dúvida, os inúmeros e queridos amigos da Bahia, no último sábado, ficaram órfãos do “paizão”, com seu coração do tamanho do recôncavo, e seu sempre sincero gesto amigo, pronto a estender a mão a todos, do mais graduado ao mais humilde. 

Em nome da diretoria, expresso nossas palavras de conforto aos colegas da Bahia e aos familiares de Simas, que tiveram o privilégio de com ele conviver. Dirigindo-me especificamente aos colegas da Bahia, que entenderão plenamente seu significado, “as reuniões do senadinho ficarão mais animadas agora no céu, podendo Eduardo atualizar a prosa com Edson, que foi motorista da casa e seu grande amigo”.

Obrigado, caro amigo Eduardo, pela convivência sempre afetuosa. O “nosso” Iphan, a Bahia e o patrimônio cultural brasileiro, muito lhe devem. Sei que continuará nos ajudando daí de cima!!

Abraço a todos,
Leonardo Barreto
Presidente ASPHAN

About Raul Gondim Gondim