Relatório de atividades: visita a museus no Rio (14/03)

Tendo em vista o encerramento das atividades da ASBRAM, entendemos que deveríamos agir de maneira mais incisiva na busca de filiação ou refiliação dos colegas do IBRAM, junto à ASPHAN. O vínculo histórico que une os servidores do IBRAM à nossa associação, bem como o grande número de colegas que mantiveram sua filiação, mesmo após a criação da ASBRAM, são fortes motivos a indicar que devemos fortalecer nossos laços e buscar ampliar a representação da ASPHAN, junto aos colegas dos museus. Durante a existência da ASBRAM, procuramos agir de maneira ética e parceira, entendendo que a união do Fórum da Cultura era e é a principal conquista a ser mantida. Cremos que assim ocorreu, com uma mútua compreensão das direções destas associações em relação a este objetivo.

Assim, no dia 14 de março, aproveitando para sensibilizar aos colegas dos museus a que participassem de reunião com a advogada que nos representa na ação do dissidio de 1989, realizei encontro com os servidores do Museu Histórico Nacional, Museu da República e Museu Nacional de Belas Artes. Explanei que primeiramente seria muito importante que tivéssemos fortalecidas as associações da cultura, pela presença maciça dos colegas dos museus, de forma que o Fórum da Cultura continuasse a expandir sua representatividade não somente junto ao Ministério da Cultura, mas também em relação ao Ministério do Planejamento.

Externei que brevemente agendaria reunião (prevista para o final de março), com o presidente do IBRAM, para tratar de assuntos relativos ao interesse dos associados pertencentes aos quadros da autarquia, e me coloquei à disposição para levar qualquer pauta que fosse julgada oportuna pelos colegas dos Museus a este encontro. Tenho a expectativa de poder rapidamente visitar outros museus vinculados ao IBRAM, e espero que as demais unidades também se manifestem através do site da ASPHAN, de maneira a reunirmos as demandas a serem debatidas com a gestão superior da instituição. Entendo que fundamentalmente hoje o plano de carreira, o plano de saúde e o ponto eletrônico se impõem como questões principais a serem equacionadas. Tão logo seja realizado este primeiro encontro com o presidente do IBRAM, retornaremos com as informações coletadas.

Agradeço aos colegas dos museus que viabilizaram os encontros em cada unidade visitada, aos gestores que gentilmente disponibilizaram os espaços e, fundamentalmente, o comparecimento dos servidores, apesar de suas inúmeras atividades. Aproveito também para dar as boas-vindas aos colegas que após as reuniões já se filiaram.

Leonardo Barreto
Presidente ASPHAN

 

IMG_20170314_172144098
Visita ao Museu Nacional de Belas Artes

 

IMG_20170314_115100628
Visita ao Museu Histórico Nacional

 

 

About Raul Gondim Gondim