Visita às novas instalações dos servidores no prédio Teleporto (13/03)

Após as intensas lutas nos últimos anos, capitaneadas pelo Fórum da Cultura com o objetivo de retirar do Edifício Capanema os servidores ali lotados, bem como seu valioso acervo, visto que a edificação passa por necessárias obras de restauração, finalmente encontra-se quase finalizada a transferência de servidores e bens culturais do local.

Importante frisar que desde o início das obras no Capanema, os representantes das autarquias no Fórum alertaram para o risco e a inadequação de se realizar intervenções de tal envergadura, sem a retirada de servidores e acervo. Lamentavelmente, não fomos ouvidos e inúmeros acidentes aconteceram no espaço, bem como ocorreu significativo comprometimento da saúde dos colegas antes que providências fossem tomadas para sua transferência.

Além das manifestações realizadas no local pelos servidores, o tema foi objeto de acaloradas discussões no GPCOT, nas quais os representantes do Fórum da Cultura se colocaram de maneira decisiva contra o descaso com os trabalhadores e a forma com que os serviços estavam sendo realizados. Na esfera judicial, também foram feitas ações junto ao Ministério Público Federal e ao Ministério Público Federal do Trabalho, tendo ocorrido vistorias destes órgãos. A última ação neste sentido foi a entrega, para o atual ministro da Cultura Roberto Freire, de pedido de abertura de sindicância interna para apurar as responsabilidades sobre a decisão de início dos trabalhos no Capanema e a forma de condução das obras.

Como somente agora se iniciam os trabalhos internos na edificação, podemos imaginar que consequências ainda seriam geradas na saúde dos servidores se tal quadro não tivesse sido revertido. Fundamental entender o alcance desta vitória e que ela não se deve à boa vontade das gestões administrativas; ao contrário, foi fruto de muita luta por parte dos servidores e dirigentes das associações e devemos comemorar este fato.

Na visita que os presidentes da ASPHAN Leonardo Barreto, da ASBN Luciana Muniz e da Asserte Jorge Magalhães, constatou-se com satisfação o bom retorno dos colegas que ali já estavam trabalhando, e foi possível verificar condições de trabalho infinitamente melhores do que as que existiam no Capanema. Claro que ajustes ainda devem ser feitos para melhorar as condições de trabalho. Estamos já encaminhando algumas demandas, como por exemplo, reparos no ar condicionado e pontos de atendimento de informática.

Acompanharemos com cuidado as obras em curso no Capanema e, no futuro, o retorno à edificação que consideramos “nossa casa”, além de monumento de enorme importância para a cultura nacional.

Cumpre enfim parabenizar a todos que lutaram que chegássemos a esta vitória – servidores, as direções das associações da cultura atuais e passadas, bem como aos dirigentes que se sensibilizaram com a situação. 

Leonardo Barreto
Presidente ASPHAN

06/09/2012 - Imagem do edifício Teleporto, localizado na Avenida Presidente Vargas, nº 3131, no Centro/RJ. Foto de Alexandre Brum/enQuadrar
06/09/2012 – Imagem do edifício Teleporto, localizado na Avenida Presidente Vargas, nº 3131, no Centro/RJ. Foto de Alexandre Brum/enQuadrar (retirada do Google Maps)

 

IMG_20170313_122106811
Visita da ASPHAN às instalações do prédio Teleporto no dia 13 de março de 2017

 

About Raul Gondim Gondim