Prezados colegas,
Há quase um mês, encaminhamos o documento que reproduzimos abaixo aos representantes da ASPHAN nos Estados, ou a colegas que têm colaborado conosco na divulgação de nossos informes e também na coleta de informações pertinentes aos servidores que integram a ação do Dissídio. Tivemos retorno muito positivo em relação ao exposto no texto por parte de todos aqueles com quem pudemos contatar, e até mesmo de familiares de servidores já falecidos que integram a referida ação.
Fizemos consulta também a colegas da unidade de Pernambuco, por intermédio da diretora Fernanda Gusmão. Concentramos nossas consultas, em particular, nos Estados que ainda não foram contemplados, os quais muito contribuíram para que parte majoritária dos servidores da cidade do Rio de Janeiro viesse a receber em 2019.
Agradecemos a confiança e renovamos nosso compromisso de continuar lutando para que todos os que integram a ação venham a receber os valores que lhes são devidos.
Importante, igualmente, agradecer a todos os colegas que nos auxiliaram na coleta de informações necessárias ao início da fase de execução, após decisão do TST. Esclarecemos que obtivemos sucesso, tendo sido conseguidos todos os dados necessários. Assim que tivermos maiores informações sobre o processo, repassaremos por meio deste canal.
Atenciosamente,
A Diretoria
NOMES DOS COLEGAS QUE ASSINARAM O DOCUMENTO
Aristides Lima de Oliveira BSB
Luiz Fernando Oliveira Abreu BSB
Rosinei Batista Arruda BSB
Inês Trajano de Faria MG
Jairo Braga Machado MG
José Tadeu de Rezende MG
Paulo Elias Lopes MG
Ronney Leite Brito MG
Cássio Vinicius Sales MG
Monica Elisque do Carmo MG
José Neves Bittencourt MG
Ricardo Pimenta MG
Henrique Espirito Santos MG
Maria das Dores Freire MG
Flávio Campos Grillo MG
Francisco Guadalupe Neves MG
José Eduardo Guimarães Beggiato MG
Livia Romanelli D’ Assunpção MG
Ronaldo do Espirito Santo Faria MG
Waldê de Macedo MG
Roberto César da Costa MG
Jorge Matias Pires MG
Ronaldo da Cunha Ruiz SP
Ricardo Augusto dos Santos Reis SP
Maria Helena de Paula SP
Rosemeire Castanha Jorge SP
Francisca Azevedo Mota CE
Kátia Santos Bogea MA
Antonio Abreu Filho MA
Maria do Socorro Targino BA
Rita Maria Sacramento BA
Maria Rosa Andrade BA
Edson Miranda Borges BA
Francisco de Assis Salgado Santana BA
Vera Lucia Rebouças Lyra BA
Mário Mendonça de Oliveira BA
Maria Zenaide de Araújo BA
Maria José Ribeiro BA
Carla Berenice Starline de Almeida MG
Angelo Zacarias Lanza MG
Jurandir dos Santos Oliveira MG
José Arcanjo dos Santos Bouzas MG
Pedro Paulo da Cruz Rocha MA
José Ribamar Santos Linhares MA
Ivan Celso Sarney Costa MA
José Barbosa Ramos MA
Messias Cutrim Veloso MA
Paulo Simões de Almeida Pina SP
Monica Inês Aliseris Garcia SP
Pierina Camargo SP
Valquiria Cestrem SP
DOCUMENTO DE PRORROGAÇÃO DE MANDATO 2025
A direção da ASPHAN, composta por Leonardo Barreto de Oliveira, Elieser Nascimento, Lucineide Leôncio da Silva e Fernanda Maria Buarque de Gusmão, juntamente com o Conselho Fiscal, tem se dedicado, nos últimos anos em que esteve à frente da associação, sobretudo, a garantir o recebimento, pelos servidores e seus herdeiros, dos valores relativos ao dissídio coletivo de 1989.
No ano de 2019, finalmente, o primeiro grupo de 620 pessoas pôde receber os valores devidos, correspondendo ao conjunto de servidores não falecidos e não impugnados, lotados na cidade do Rio de Janeiro. Essa vitória somente foi possível após a decisão dos colegas dos outros estados da União, que estavam naquele momento impugnados, de confiarem na estratégia da ASPHAN, que consistia em assegurar, primeiramente, o recebimento pelos colegas do Rio que estavam sem impedimentos no processo. Dessa maneira, estabeleceu-se precedente quanto ao reconhecimento da dívida pela União, quebrando impasse processual que se arrastava por décadas.
Em recente decisão do Tribunal Superior do Trabalho, foi reconhecido o direito do restante dos participantes da ação. Com isso, nos encontramos na fase de execução do processo, que demanda atenção para se evitar novas procrastinações, bem como requer conhecimento aprofundado das diversas situações existentes em um processo absurdamente longo. Deve-se, contudo, destacar que um dos fatores complicadores decorre do fato de o processo abarcar número muito grande de pessoas, com situações processuais distintas.
Com a inestimável ajuda de colegas pertencentes ao Conselho Fiscal, como a ex-presidente Zulmira Canário, conseguimos reunir e manter, nesse grupo, a memória do processo, o que facilita significativamente os trabalhos.
Ao nos aproximarmos de um novo período eleitoral, essa gestão foi instada a permanecer, para não comprometer, neste momento, o bom andamento dos trabalhos. De fato, entendemos que temos um compromisso, em especial com os colegas dos demais estados e com aqueles lotados no Rio de Janeiro, que se encontravam impugnados em 2019, em permanecer até a conclusão desta etapa, em retribuição à confiança que nos foi depositada por esses colegas.
Estamos focados na ação do dissídio, e um processo eleitoral exigiria dispêndio de tempo e energia, além de recursos financeiros que podem ser necessários ao pagamento do perito contábil responsável pela atualização dos cálculos.
Isso posto, nos dispomos a continuar por mais um mandato, caso os colegas julguem necessário. Entretanto, entendemos pertinente que haja uma demonstração efetiva dos nossos quadros atuais e daqueles que são integrantes da ação do dissídio coletivo de 1989, por meio de assinatura de concordância neste documento, que submetemos à apreciação dos associados e integrantes da ação em tela.
Externamos nossa gratidão pela confiança que sempre nos foi depositada.



